
As vozes e o diálogo são objeto de perícia
A Linguística e a Fonética Forense em uma investigação criminal são de extrema relevância tanto para a resolução e esclarecimento de um crime, uma vez que a área auxilia, no reconhecimento de sons da linguagem, a determinar a culpabilidade ou inocência de um acusado no inquérito policial ou no processo criminal.

Linguística Forense
A Linguística Forense se utiliza dos métodos e conceitos da Linguística Aplicada, e de forma específica da Análise do Discurso, em contextos legais, para produzir evidências que auxiliem na investigação criminal. Esta se apresenta em três dimensões distintas: o estudo da linguagem escrita da lei, o estudo das interações no processo legal, ou seja, da chamada do serviço de emergência à sentença e a produção de evidências linguísticas. Partindo-se destas três dimensões, o linguista forense é capaz de trabalhar em uma vasta gama de suportes, sejam eles cartas de suicídio, textos acadêmicos com suspeita de plágio, ameaças, manifestos, depoimentos e testemunhos. Tais materiais fornecem uma ampla variedade de indícios que permitem ao perito perfilar criminosos, identificando elementos como gênero, idade, origem, classe social e nível de estudo; permitindo também que se depreendam elementos como marcas de omissão, fraude e intenções subjacentes nos suportes textuais (escritos ou não) que forem analisados.
A fonética forense é uma ciência forense e também um procedimento de perícia, que atua na transcrição de áudios e conversas telefônicas, gravações ambientais, vídeos e outros tipos para a identificação de traços característicos da fala de determinado indivíduo. Com o procedimento podem ser verificadas a região e a condição social do falante, seu estado emocional no momento da fala e outras informações diversas.
Quando há registro de falas, tem-se a necessidade de comprovação e comparação de locutores, para que se possa afirmar com segurança a identificação obtida. Está área contribui na elaboração da prova documental, aferindo determinadas técnicas de procedência e eficiência do áudio investigado, com base em parâmetros que permitam fazer afirmações precisas sobre a autoria da voz/fala
